Deixe Sua Sala De Estar Excelente Em 5 Passos Que Fazem A Diferença

Sala de estar excelente

A sala de estar é sem dúvida o local mais importante da casa, já que todas as visitas a vêem primeiro quando vão na sua casa.

Assim, existem algum passos básicos para deixar a sala muito agradável e confortável, fazendo toda a diferença.

1. Faça a disposição dos móveis corretamente

Embora pareça simples, é muito importante considerar que os móveis estejam em proporção com o tamanho da sala. Ou seja, se a sala é grande, precisa de mais móveis ou traz a sensação de vazio e se for uma sala pequena, o mobiliário é reduzido ou dá a sensação de aperto. O segredo está no equilíbrio.

Além disso, a circulação precisa ser confortável, então nunca compre nenhum móvel sem medir e ter certeza que ele cabe no espaço. As lojas online sempre mostram as medidas principais do produto para facilitar sua compra.

Existem várias ideias para o desafio que são as salas de apartamento aproveitando o espaço de modo bem interessante. Veja nossa pasta só para salas pequenas:

2. Composição

A harmonia é essencial na sua sala, seja no mobiliário (móveis que combinam entre si e no contexto) como nas cores (em estampas, revestimentos, etc).

Se há um elemento que traz vida, alegria e energia ao living, este sem dúvida é a cor. Aposte nela, porém com cautela. Como hoje você pode adorar o amarelo e daqui dois meses estar enjoada do tom, prefira colorir itens da decoração que são facilmente repostos. Sairá bem mais barato trocar as capas das almofadas, do que o sofá, não é? Pintar a alvenaria também é um recurso prático e econômico, numa tarde você troca a cor de uma parede e renova rapidamente o astral do ambiente.

Uma dica prática: Escolha sempre um tom neutro para a base da decoração e uma ou duas cores de destaque. O que significa isso?!

Tons neutros: Branco, bege, marrom, cinza e preto.

Cores de destaque: Amarelo, vermelho, verde, rosa, roxo, lilas, azul, etc….

Os tons neutros vão mandar na maior parte do ambiente, devem predominar no mínimo em 60% do ambiente. Para não errar escolha 2 ou no máximo 3 cores neutras, ex: bege e branco, bege e marrom, preto e cinza, cinza e branco.

As cores de destaque devem estar ser pontuais na decoração, ou seja, elas não predominam, são DETALHES. Ex: vasos, luminária, almofadas, porta retrato, etc.

Escolha uma ou no máximo 2 cores de destaque para compor estes objetos menores.

Você pode misturar mais? Pode, mas lembre-se que quanto mais cores mistura, maior é a sua chance de errar. Se quer um ambiente bem colorido com bastante mistura de cores e materiais é melhor contratar um profissional da área, assim você economiza tempo e dinheiro.

Se você prefere um estilo mais clean pode optar por uma decoração em tons neutros, que também fica muito elegante.

Seguem alguns exemplos:

Cores neutras: bege e branco / Cor destaque: Azul

Cores neutras: bege e branco / Cor destaque: Amarelo-dourado

Cores neutras: bege e branco / Cor destaque: Rosa seco.

Cores neutras: Branco / Cor destaque: Verde

Cores neutras: Branco, bege e cinza claro

Cores neutras: Branco, bege e cinza claro

3. Quadros e espelhos

Invista na decoração das paredes. Quadros e espelhos dão mais vida ao ambiente.

Para espelhos, tome cuidado se você não está utilizando em ambientes próximos, como na sala de jantar ou no hall. Se não tiver, sempre vale a pena investir em um espelho. Além de ampliar o ambiente, deixam com um ar de sofisticação.

Para os quadros, atenção a um erro extremamente comum: ALTURA CERTA!

A maioria das pessoas SEMPRE erra na altura de colocar os quadros, em geral colocam muito alto. O meio do quadro deve estar na altura dos olhos ou mais para baixo, dependendo do tamanho.

Exceções a esta regra: Nos casos de pé direito duplo ou quando vc quer forrar a parede toda com quadros.

 

4. Tapetes e cortinas

Tapetes e cortinas sempre deixam o ambiente mais aconchegante e confortável.

O ideal é que os tapetes estejam cerca de 10cm em baixo do sofá. Se estiverem mais para dentro não tem problema, mas nunca deixe o tapete terminar antes de chegar no sofá e ficar aparecendo o piso. Para não ter erro aposte em um tapete de cor neutra. Em geral tapetes são caros e investir em um super estampado eu não recomendo, primeiro porque você pode enjoar facilmente da estampa sendo que para equilibrar o restante da sua decoração vai precisar ser bem mais neutra e segundo, a probabilidade de errar na estampa é grande e ela pode sair de moda rapidamente.

As cortinas para sala em geral sempre recomendo bege, branco ou cinza claro, depende da sua decoração. Os tecidos mais usados são voil e organza pois são tecidos leves, provavelmente você quer ter uma transparência para sua varanda ou janela. Deixe as cortinas estampadas para quartos de criança, fica divertido e não pesa (dependendo da estampa e contexto, claro!).

 

5. Iluminação

Aqui são consideradas a iluminação natural e artificial.

Um living banhado pela claridade do dia é convidativo e ganha movimento, mudando sua aparência conforme o horário. Valorize janelas, portas e demais entradas de luz e ventilação. Se topar uma reforma, aumente o tamanho e o número das aberturas. Assim, além de conquistar mais luminosidade e dispensar aparelhos de ar condicionado, seus ambientes passam a ser uma extensão visual das áreas externas, trazendo a beleza do jardim para dentro da sala.

Para a noite, tenha uma iluminação que reproduza as nuances da luz natural. Distribua pontos de luz difusa, criando manchas luminosas suaves , que iluminam sem ofuscar. Aposte em diferentes pontos de luz, pendente, abajur, luminária de piso, iluminação embutida nos moveis, etc. Quanto mais pontos diferentes de iluminação você tiver, mais cenas pode criar. Só cuidado para sua sala não virar um estádio de futebol, extremamente iluminada!

 

Gostou do post? Deixe sua dúvida ou seu comentário, responderemos o mais breve possível.


Quer saber mais sobre os nossos serviços? Veja todos os pacotes aqui ou envie sua mensagem para contato@studiombs.com.br

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *